Diagnóstico Clínica de Imagens Médicas Radiologia Geral. Cuidando da sua saúde. Viver... Exames com Tecnologia de ponta.
1 2 3 4 5
jtemplate.ru - free extensions Joomla

Densitometria ÓsseaDesintometria Óssea

É um exame que detecta o grau de osteoporose. É realizado com ajuda de um aparelho capaz de medir a massa e a resistência óssea e dimensionar o risco de fratura.

O exame demora apenas 15 minutos. É fácil, indolor, seguro, não requer nenhum preparo especial e nem jejum. Deve-se usar uma roupa que não tenha botões, zíper ou fivelas de metal.


O que é Osteoporose ?

Osteoporose significa "poros nos ossos". É uma doença que causa enfraquecimento dos ossos. Uma pessoa com osteoporose pode sofrer fraturas com facilidade, porque seus ossos ficam sensíveis a qualquer esforço, podendo ocorrer inclusive fraturas espontâneas.

Normalmente, a parte interna do osso parece uma esponja. Com a osteoporose os buracos na esponja começam a ficar maiores, com paredes mais frágeis. Os ossos ficam com menor resistência, portanto, muito mais sensíveis às fraturas.

A osteoporose progride sem sintomas ou dor até que ocorra alguma fratura. As partes mais vulneráveis às fraturas são: bacia, colo de fêmur, coluna e punho.

A osteoporose afeta mais da metade da população feminina acima de 65 anos. Nos homens, é de um para cada cinco mulheres. Quando certos fatores de risco estão presentes, a probabilidade de apresentar osteoporose aumenta. Por isso, é muito importante você ficar sabendo se corre algum risco de ter a doença para tomar as medidas preventivas.

Embora possa se manifestar, também, em mulheres mais novas, as causas da osteoporose estão mais relacionadas à menopausa e à idade avançada. As consequências da osteoporose incluem: dor, deformindades na coluna (formação de corcunda) e diminuição de altura, invalidez e perda de independência de locomoção (no caso de algumas fraturas).

 

Qual a importância do exame ?

 

Detecta a baixa densidade óssea antes de ocorrer fratura.

Confirma um diagnóstico de osteoporose em pessoa que já teve fratura.

Determina a taxa de perda óssea quando o teste é feito anualmente.

O controle do tratamento é feito por exames periódicos, de acordo com as recomendações do médico.

Notícias