Diagnóstico Clínica de Imagens Médicas Radiologia Geral. Cuidando da sua saúde. Viver... Exames com Tecnologia de ponta.
1 2 3 4 5
jtemplate.ru - free extensions Joomla

Ultrassonografia pélvica

 

Esse exame emprega ondas de som que não são captados pelo ouvido humano. São os ultra-sons. Eles não produzem radiação, portanto não apresentam riscos à saúde. É utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação. Os exames são realizados por um médico especializado na interpretação das imagens. Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica suprapúbica (técnica em que o transdutor é colocado em cima da pele do abdome baixo) e transvaginal ou endovaginal (técnica em que se coloca o transdutor dentro da vagina).

Preparação do paciente

 

Para a técnica suprapúbica, você deve tomar cerca de 4 a 6 copos de água 1 hora antes do exame, porque a bexiga cheia desloca os intestinos, facilitando a visualização dessa área pelas ondas ultra-sônicas, proporcionando um bom exame. Para a técnica transvaginal, dependendo da história da paciente, o médico poderá ou não recomendar o preparo. Essa técnica não pode ser usada em pacientes virgens (que ainda não tiveram relação sexual).

 

 

Como é o procedimento?

 

  • Para o exame transvaginal, você se deita numa maca especial e dobra os joelhos para o médico introduzir o transdutor na sua vagina.
  • Para o exame suprapúbico, o médico coloca um gel em seu abdome para melhor deslizar o transdutor. Durante o exame, você poderá sentir um certo incômodo pela bexiga cheia, o que é natural para se obter boas imagens.
  • Quando terminar o exame, você poderá urinar. O exame leva de 20 minutos a 1 hora e você não sente nenhuma dor.

 

Ultrassonografia abdominal

 

Este exame utiliza ondas de ultra-som para obter imagens dos órgãos abdominais, tais como fígado, vesícuia, rins, pâncreas, baço e todos os outros órgãos que estão dentro do abdome.

 

Preparação do paciente

 

  • A preparação pode começar na véspera do exame e necessita de uma dieta especial. Um laxante ou outro medicamento, para ajudar a limpar os intestinos e reduzir os gases, podem ser recomendados.
  • Permaneça em jejum até a realização do exame.
  • Chegue ao local do exame 1/2 hora antes.
  • O médico pode ainda fazer outras solicitações relacionadas ao seu caso em particular.

 

Como é o procedimento?

 

  • Você vai se deitar em uma maca especial.
  • O médico colocará um gel em seu abdome para deslizar melhor o transdutor em sua pele.
  • Quando for capturar as imagens, o médico lhe pedirá que permaneça imóvel e prenda a respiração.
  • Siga as instruções e mantenha a calma. Assim você contribui para o êxito do exame.
  • O exame dura no máximo 1 hora.

 

 

Resultado dos exames

Todos os exames ultra-sonográficos  geram um relatório. Esse relatório é encaminhado ao médico responsável pelo paciente que, dependendo do resultado, orientará sobre o que fazer.

Risco dos exames

Os exames não emitem radiação e não provocam danos a saúde.

Depois do exame

Você pode voltar a sua rotina normal.

Notícias